A cocaína é uma droga psicoativa que estimula e vicia, promovendo alterações cerebrais bastante significativas. A mesma é extraída da folha da coca, e se consumida por muito tempo, ocasiona danos cerebrais e diversos outros problemas de saúde. A droga é originária da planta Erythroxylon coca, nativa da Bolívia e do Peru. A mesma pode ser utilizada via intranasal, intravenosa e pulmonar, também podendo, em casos mais raros, ser usada via oral.
O uso da cocaína cresceu largamente ao longo dos anos. Os efeitos que a substância causa variam de acordo com a dose, as características individuais do usuário e o modo de administração. A cocaína e o crack vendidos nas ruas, por sua natureza ilícita, não têm controle de qualidade e possuem toda a sorte de adulterantes e métodos de refino e alcalinização duvidosos, aumentando ainda mais a vulnerabilidade dos usuários.
A presença da cocaína em nosso cotidiano e sua capacidade geradora ou desencadeadora de complicações focais e sistêmicas, torna-a um diagnóstico diferencial importante para o clínico e o psiquiatra nas salas de emergência e requer uma avaliação além do olhar puramente psíquico e fenomenológico.
Para oferecer o melhor tratamento, contamos com a experiência de nossos profissionais, treinados e capacitados em aplicar avançadas metodologias de tratamento, através de programas elaborados de acordo com o perfil de cada paciente, a fim de orientá-los e conscientizá-los de sua doença, para que dessa forma, eles obtenham uma recuperação concreta.