O Grupo Clínica Evolução dispões de clínicas de recuperação para dependentes alcoólicos com programas terapêuticos adaptados as características de cada um, visto que pacientes alcoolistas têm necessidades de um atendimento assertivo ao seu problema.
O alcoolismo ou abuso do álcool ocorrem devido a vários fatores interligados, incluindo a genética, a maneira com que o dependente foi criado, o seu meio social e sua saúde mental. A diferença entre uso frequente do álcool e alcoolismo é que os alcoólatras não têm mais capacidade de definir limites para seu consumo. Seu uso é autodestrutivo e perigoso para si e para outras pessoas.
O uso contínuo de bebidas alcoólicas causa doenças hepáticas como cirrose, demência, alucinações, distúrbios de comportamento, sono e tantas outras doenças. Além de degradar a vida do alcoólatra, o álcool destrói a família, tira o prazer de viver, corrompe e desmoraliza o dependente de álcool.
Com o passar do tempo, o organismo começa a perder sua capacidade de lidar com níveis elevados de álcool. Logo após essa fase, o desejo de beber torna-se gradualmente mais intenso. Beber grandes quantidades com maior frequência se torna mais comum e a tolerância ao álcool diminui na medida em que a intoxicação chega com maior facilidade. Nesta fase, os sintomas da abstinência começam a se manifestar quando a quantidade de bebida é reduzida. Na pior fase, o paciente já se tornou obcecado pela bebida alcoólica, se tornando um grande problema para os familiares e amigos.
Entre as formas de tratamento mais indicadas, estão três passos fundamentais: aceitação da doença, enfrentamento e prevenção a recaída. Estudos também indicam que o apoio da família no processo de tratamento do alcoolista contribui muito com a melhora dos resultados.